CM145

CM145

PROJETO RESIDENCIAL

Com a saída dos filhos de casa, a grande dúvida – ir para um espaço mais compacto ou permanecer no amplo imóvel com suas inúmeras possibilidades e configurações? Permanecer no conforto da casa foi a escolha, qualificando espaços existentes através de um projeto de interiores bem pensado. Alguns ambientes como cozinha, lavanderia e estar foram reformados, outros, além de novo projeto, ganharam outras funções como a academia e o home-office do terceiro piso. Na cozinha, ponto alto da casa, é onde a magia acontece. Além da atualização estética, a funcional pesou na decisão pela reforma, uma vez que precisariam deixar o layout mais fluido, com penso coerente em relação a eletros e utensílios.

A falta de iluminação natural era um ponto de atenção neste ambiente. A solução de usar painel retroiluminado em rodabanca e teto, com temperatura de cor que simula a do sol, veio para dar luz difusa, confortável e segura para as atividades do dia-a-dia. Um pedido especial – um cantinho do chá e do café com seus vários apetrechos que pudessem estar a mão, ao mesmo tempo, que quando não estivesse em uso, ficar oculto na marcenaria. Porta elíptica que recolhe toda para dentro do móvel foi criada para cumprir essa função. Piso vinílico madeirado foi a solução para cobrir o granito existente, como forma de preservar o material da base e evitar quebradeiras.

A lavanderia é uma continuação da proposta da cozinha, com materiais e linhas projetuais semelhantes. Funcional e elegante, tem espaço específico para passar roupas e roupas de cama, cantinho para deixar as roupas limpas e passadas, dentre outros. Falar de home office é falar de aconchego e funcionalidade, em nome da melhora da produtividade, no bem-estar e qualidade de vida. Nesta proposta, o office foi organizado em torno do volume estrutural da churrasqueira, que já desativada, abriu espaço para armazenamento de materiais de trabalho e impressora. Os paineis deslizantes vazados, tipo muxarabi, além de organizar as funções no mobiliário, compõem o ambiente com a charmosa geladeira retrô. Para a academia, a premissa, além de deixar o ambiente esteticamente harmônico, era a de organizar os equipamentos no espaço para a prática de forma funcional e com poucas interferências no local.

O piso de madeira foi preservado. As paredes foram revestidas com painéis madeirados em mesmo tom do piso, para uma sensação de continuidade, além do tão fundamental espelho para a observação das posturas, que também atua para a sensação de ampliação do espaço. A estrutura aparente do forro da madeira foi ponto de partida da iluminação – luminárias em calha, pendendo através de cabos de aço, foram criadas projetando a luz para cima. Dessa forma, o teto de madeira claro rebate a luz para todo o ambiente. Mas o jogo luminotécnico não para por aqui: temos iluminação também com fitas de led atrás do painel madeirado.

Projeto e Gestão de obras: Inn Arquitetura
Local: Porto Alegre, RS – Brasil
Ano: 2022
Fotos: Gabriel Konrath